Margareth Menezes lança programa em Colombo e reúne lideranças políticas, sindicais e comunitárias
Evento no CEU das Artes de Colombo marcou o lançamento dos Territórios Verdes da Cultura e contou com a presença de Gleisi Hoffmann, Carol Dartora, Ana Júlia, Arilson Chiorato, Angelo Vanhoni, Sérgio Butka e Nelsão da Força
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve em Colombo, na RMC, nesta quarta-feira (17). Ela lançou o programa Territórios Verdes da Cultura, que é uma iniciativa do Governo Federal criada para unir cultura, sustentabilidade e desenvolvimento social em comunidades populares e periferias.
O encontro aconteceu no CEU das Artes, no bairro Maracanã, e reuniu lideranças políticas, sindicais, representantes de movimentos sociais, agentes culturais e moradores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Entre as autoridades presentes estavam as deputadas federais Gleisi Hoffmann e Carol Dartora, a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro, o deputado estadual, presidente do PT Paraná e líder da oposição na Assembleia Legislativa, Arilson Chiorato, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical Paraná, Sérgio Butka, seu vice-presidente Nelsão da Força, além do vereador e presidente do PT Curitiba, Angelo Vanhoni.
O novo programa pretende transformar espaços culturais, como os CEUs das Artes e os MovCEUs, em polos de educação ambiental, economia circular, arborização urbana e mobilização comunitária.
Durante a atividade, a deputada federal Gleisi Hoffmann destacou a importância dos investimentos federais voltados às periferias e ao fortalecimento dos territórios populares. Já a deputada estadual Ana Júlia ressaltou o protagonismo da juventude e das comunidades na construção de soluções para enfrentar os desafios ambientais e ampliar o acesso à cultura.
Para o presidente da Força Sindical Paraná, Sérgio Butka, e para Nelsão da Força, a presença da ministra na Região Metropolitana demonstra a importância de aproximar as políticas públicas federais das comunidades, fortalecendo iniciativas que geram inclusão, participação social e oportunidades para a população.
Antes da agenda em Colombo, Margareth Menezes esteve em Paranaguá, onde visitou o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e acompanhou apresentações de fandango caiçara, valorizando o patrimônio cultural do litoral paranaense.
O lançamento dos Territórios Verdes da Cultura reforça uma nova visão de política pública: a de que cultura, meio ambiente e desenvolvimento social podem caminhar juntos na construção de cidades mais humanas, sustentáveis e preparadas para os desafios do futuro.
![]() |
| Gleisi Hoffmann, Sérgio Butka e Arilson Chiorato, pré-candidatos, respectivamente, a Senadora, Deputado Estadual e Deputado Federal, com o companheiro Nelsão da Força, no CEU das Artes de Colombo |







Comentários
Postar um comentário