Governo Federal entrega carros elétricos para a saúde em Loanda e mais 11 municípios do Noroeste
Veículos serão usados no transporte de pacientes para exames e cirurgias; Gleisi Hoffmann acompanhou a entrega e destacou investimentos federais na saúde da região
A manhã desta quinta-feira (25) foi marcada pela entrega de novos veículos elétricos para as secretarias municipais de saúde de Loanda e de outras 11 cidades que integram o Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen).
A cerimônia reuniu prefeitos, lideranças regionais, representantes da Itaipu Binacional e autoridades federais. Cada município recebeu um veículo elétrico que será utilizado principalmente no transporte de pacientes para consultas, exames e cirurgias em outras cidades.
Além de Loanda, foram beneficiados os municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e São Pedro do Paraná.
Segundo a Itaipu Binacional, o convênio já havia contemplado a região anteriormente com outros 16 veículos elétricos. Também foram instalados eletropostos em todos os municípios participantes, estrutura que já está pronta para utilização.
Durante o evento, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou a dimensão do investimento realizado na região.
"É um compromisso do Governo Federal, através da Itaipu, com o Comafen. Ao todo são 28 veículos e um investimento de R$ 110 milhões."
Gleisi destaca transporte para pacientes
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) participou da cerimônia e afirmou que a iniciativa faz parte dos investimentos do Governo Federal para melhorar o atendimento à população e modernizar a frota pública dos municípios.
"Mais uma entrega importante do Governo Federal através da Itaipu. Carros elétricos aqui para a região, onde os municípios vão receber. É o Caminhos da Saúde, que complementa os ônibus que fazem o transporte dos pacientes para cirurgias e exames eletivos."
Segundo a parlamentar, os veículos ajudarão diretamente no deslocamento de moradores que precisam buscar atendimento médico especializado fora de suas cidades.
"A entrega desses carros elétricos é para servir à saúde, ao transporte de pacientes que vão estar se submetendo a cirurgias em outros municípios ou realizando exames eletivos."
Gleisi também ressaltou outros investimentos federais em andamento na área da saúde pública do Paraná.
"O Paraná está recebendo 146 ônibus e também ambulâncias mais confortáveis e equipadas para fazer um transporte mais digno e com mais cuidado das pessoas. É uma forma de ajudar os prefeitos a atender melhor a população na saúde."
Os novos veículos elétricos passam a integrar a estrutura de atendimento dos municípios do Comafen, ampliando a capacidade de transporte de pacientes e reduzindo os custos com combustível, além de contribuir para a chamada transição energética com o uso de tecnologias menos poluentes.

Comentários
Postar um comentário